De acordo com o Relatório Global de Ransomware da Check Point Software em 2024, o Brasil é o 7° país em ranking de ataques de ransomware.
Ransomware: É um software malicioso usado para extorsão por meio de sequestro de dados digitais usando a criptografia;um crime-cibernético que usa como refém arquivos computacionais pessoais da própria vítima, cobrando assim um resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos.Este resgate (ransom em inglês) é cobrado em criptomoedas, que, na prática, o torna quase impossível de se rastrear o criminoso.
Uma vez que o sistema esteja infectado, o ransomware irá criptografar, em segundo plano, dados sensíveis do usuário. Assim que concluído o processo, emitirá um aviso em tela informando sobre o bloqueio. Em seguida, um valor será exigido para obter uma chave a fim de restabelecer acesso aos arquivos criptografados. Caso não ocorra o pagamento, os mesmos arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.
No primeiro trimestre de 2024, os ciberataques cresceram 38% no Brasil. Houve, em média, cerca de dois mil ataques por semana. A conclusão é de um relatório produzido pela empresa especializada Check Point Research.
O Brasil carrega o título de segundo país com mais ataques cibernéticos no mundo. Em um período de 12 meses, foram registrados mais de 700 milhões de ataques cibernéticos no país, totalizando 1.379 por minuto, segundo Panorama de Ameaças para a América Latina 2024.